Se vestir de forma elegante, e ser elegante é a mesma coisa?

Ser elegante não se relaciona apenas com a forma como nos vestimos. Grande parte do que classifica uma pessoa como elegante vem do modo como ela se comporta no mundo e lida com os outros. Apesar disso, há algumas escolhas que podem ser feitas em relação a roupas que ajudam a “elevar” um pouco o look, fazendo com que ele pareça mais sofisticado.

É importante saber também que a elegância no vestir (e agir!) não se dá somente em looks formais ou festivos. Escolhas elegantes podem ser feitas em todas as ocasiões, quando você aprende a respeitar e aproveitar seu próprio estilo pessoal, fazendo com que a moda trabalhe a seu favor e não contra você.

Kayra

A moda é o reflexo do mundo em que vivemos. “Cultura, economia, momentos políticos e sociais, tudo impacta a moda”. Considerando isso, ser elegante, “é conhecer seu estilo, seu biótipo e sua imagem. É ser genuíno e traduzir o que está ‘na moda’ na imagem que você quer transmitir. Ou seja, uma mulher elegante é aquela segura de si. Pule as tendências que não fazem seu estilo e vista o que reflete sua personalidade e imagem”.

Brenda

“A elegância está muito mais na atitude do que na composição do look. Ser elegante é valorizar o formato do corpo com o tipo de moda que se gosta. Algumas ocasiões pedem um dress code (código de roupa) mais formal e outras permitem algo mais casual e relax. Muitas pessoas relacionam a elegância com um determinado estilo, mas este é um erro”. “Ser elegante é estar confiante com o corpo que tem, com a roupa que veste e com o próprio estilo.”

Assim, elegância não é uma fórmula que vai funcionar do mesmo jeito para todas as pessoas. Ser elegante tem muito mais relação com autoconhecimento (de corpo e estilo) do que com regras e tipos de roupa. Isso quer dizer que você não precisa comprar um monte de roupas novas para ser elegante. Bom senso.